Conteúdos do Curso
Conversas Curtas
Comentário de Artigo
Capítulo Novo
Catálogo de Formação
Perfil de Aluno

1 | CURSO MICRO MBA GESTÃO EMPRESARIAL

Durante o período de frequência do curso, poderá aceder à plataforma 24 horas por dia, 7 dias por semana, as vezes que quiser e no horário que for mais conveniente para si. Não impomos nenhuma regra de frequência dos cursos. Cada aluno é livre para gerir o seu próprio tempo e frequentar os cursos ao ritmo que desejar, tendo apenas como requisito obrigatório, realizar as tarefas e a avaliação dentro do período de frequência do seu curso.

FREQUÊNCIA DO CURSO  |  40 DIAS

HORAS A CONSTAR NO CERTIFICADO  |  40 HORAS

O curso é constituído por 11 Blocos.

 

Mas afinal, o que é a motivação? Não, não é uma simples questão filosófica. Motivação, singularmente definida, é a razão que leva cada um de nós a fazer alguma coisa. Consequentemente, a razão é aprender, ou o desejo de aprender. E no nosso caso, no universo do e-learning, a motivação de aprender é a razão que os nossos formandos necessitam para preencher toda a experiência virtual dos cursos e-learning.

Cabe-nos a nós, CapacidadeLógica, proporcionar a melhor experiência na frequência dos nossos cursos e-learning mas, mais importante ainda, cabe ao formando sentir-se motivado para realizar um curso on-line.

Sabemos que, tradicionalmente, a frequência de um curso e-learning pode tornar-se excessivamente solitária. O formando debate-se com um conjunto de documentos que lhe são disponibilizados para download, digladiando as (eternas) horas de leitura em frente ao monitor do computador, suplicando pelo fim do tempo do curso. Demasiada informação para reter!

Para combater esta atrocidade no ambiente virtual desenvolvemos uma estrutura, e um método de ensino-aprendizagem, que procura motivar e incrementar o desejo de aprender dos nossos formandos. Tudo bem, falar é fácil! Mas como fazemos isso?

Simples. Acima de tudo, queremos disponibilizar aos nossos formandos um curso com conteúdos úteis, de aplicação prática e de curta duração. Por esta razão, desenvolvemos todos os nossos cursos no formato eBSAR – eBook Baseado em Slides de Apresentação Rápida. Seleccionamos apenas os conteúdos mais relevantes para cada tema, deixando a informação supérflua de fora do e-book. Colocamos, desta forma, um ponto final nas leituras intermináveis de documentos.

 

Cabe a cada formando realizar a sua própria auto-aprendizagem. Por que não realizar uma pesquisa na rede virtual sobre um determinado assunto que tenha encontrado num slide do e-book, por exemplo? Certo! Continua a ser uma actividade solitária, dizem-nos os nossos formandos. Sim, é verdade, respondemos nós. Mas este caminho tem de ser traçado por cada formando. Só ele, melhor do que ninguém, sabe quais são os temas que deseja aprofundar.

Esperem! Lembram-se do que dissemos antes? Este percurso só tem de ser percorrido, em parte, sozinho pelo formando. Os nossos formadores estão sempre disponíveis para ajudar e orientar cada formando, de forma personalizada, no mapa do sucesso ao percorrer os conteúdos de cada curso e-learning.

Eu estou a frequentar um curso sem tutoria, por isso não tenho o apoio de um formador, afirma um dos nossos formandos. Calma! Não é o fim do mundo e, nem tão pouco, o apocalipse na frequência de um curso e-learning. Para colmatar esta lacuna criámos uma Comunidade Virtual de Aprendizagem Colaborativa.

Mas voltemos ao foco. Como é que isso pode ajudar um formando a aprender? A resposta não poderia ser mais simples! Troca de experiências. Cada curso apresenta uma série de Conversas e Fóruns de discussão onde os formandos podem debater e trocar experiências, vivências e conhecimento. Digam lá, não é motivador pesquisar os comentários dos restantes colegas formandos, interagir, avaliar os colegas, e fazer parte de um grupo que procura alcançar um mesmo fim? Partilhar, ensinar e aprender em comunidade.

Eu não tenho tempo para ser muito activo numa Comunidade VirtualEsta é uma das frases que ouvimos os nossos formandos afirmarem várias vezes. Isso não irá comprometer a minha participação no curso? Não, claro que não! Mas para minimizarmos o impacto de um decréscimo motivacional, desenvolvemos os nossos cursos baseados no conceito de Gaming. Ou seja, procuramos aumentar a motivação dos nossos formandos com a atribuição de PIN’s de Mérito pelas suas participações nas Conversas e nos Fóruns de discussão.

Apesar de todos os nossos esforços para ministrar cursos e-learning que vão ao encontro das necessidades e expectativas dos nossos formandos, em última instância, cabe a cada formando encontrar a motivação pessoal para frequentar com sucesso uma formação on-line.

Boa formação!

O curso é constituído por 20 Capítulos, desenvolvidos no eBook, os quais apresentamos de seguida:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7

8.

9.

10

11.

12

13

14

15

16

17

18

19

20

Neste Bloco apresentamos as palavras-chave, termos e/ou definições mais relevantes do curso. Ficar a conhecer estes conceitos será decisivo para o sucesso da aprendizagem dos conteúdos do curso.

Assim, propomos um pequeno jogo:

  • Procure as palavras-chave que foram roubadas em cada capítulo do eBook do curso.

juhyjuik

juhyjuik

jkilo

lkikkk

ROUBADAS

juhyjuik

juhyjuik

ROUBADAS

juhyjuik

VFRJJJ

ROUBADAS

juhyjuik

juhyjuik

juhyjuik

juhyjuik

ROUBADAS

juhyjuik

ROUBADAS

juhyjuik

juhyjuik

juhyjuik

ROUBADAS

O eBook está disponível na aplicação ao lado. Não necessita instalar nada no seu computador. Basta virar as páginas como se estivesse a ler um livro normal.

O eBook poderá ser colocado no modo de “ecrã inteiro” para facilitar a leitura.

eBOOK DO CURSO

Clique no curso que adquiriu para visualizar os conteúdos curriculares do mesmo.

As conversas são desenvolvidas num sistema interactivo, intuitivo, para a comunicação entre os formandos participantes no curso, sendo hierarquizadas pelo seu grau de relevância, através de um processo de votação de respostas e/ou data de modificação.

Aqui, pretende-se uma interacção rápida, de conteúdos não muito longos, mas pertinentes para uma aprendizagem colaborativa efectiva sobre os temas abordados no curso.

A votação nas respostas inseridas contribui para o conhecimento das opiniões dos colegas, assim como, para uma participação com conteúdos qualitativos.

Seguir os passos definidos na página é extremamente importante. Desta forma, tentamos que (quase) todos os formandos possam obter respostas às conversas novas que iniciam, incentivando a interactividade entre todos os colegas de curso.

A PARTICIPAÇÃO NAS CONVERSAS É OBRIGATÓRIA.

Todos nós somos “cromos” à nossa maneira. Não usamos aqui o termo com intuito de ofender, nem tão  pouco, de ferir alguma susceptabilidade. Na verdade, queremos mesmo que os nossos formandos sejam iguais aos cromos acima exemplificados: assertivos, concisos, pró-activos, valiosos e opinativos.

Esta pequena apresentação, apesar de parecer uma brincadeira, serve de mote, ajuda e orientação a uma participação eficiente e que se traduza em conteúdos úteis para todos os formandos.

Boas conversas!

Iniciar Nova Conversa Curta

Clique no botão para iniciar um novo comentário.

Os artigos apresentados são de autores externos à CapacidadeLógica. O objectivo é dar a conhecer as várias opiniões existentes na bibliografia nacional e mundial sobre os temas de formação em causa.

Os artigos são transcritos ipsis verbis e o seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

eBOOK DO ARTIGO 1

Clique no curso que adquiriu para visualizar os conteúdos curriculares do mesmo.

eBOOK DO ARTIGO 2

Clique no curso que adquiriu para visualizar os conteúdos curriculares do mesmo.

eBOOK DO ARTIGO 3

Clique no curso que adquiriu para visualizar os conteúdos curriculares do mesmo.

eBOOK DO ARTIGO 4

Clique no curso que adquiriu para visualizar os conteúdos curriculares do mesmo.

Após a leitura dos artigos do curso deverá escolher o artigo que mais lhe interessou e elaborar um pequeno comentário sobre o mesmo, não esquecendo de confrontar a opinião do autor. Por exemplo, referir se concorda com o autor ou não, explicar o seu ponto de vista, completar o artigo com as suas ideias, ou expressar fundamentadamente a sua opinião..

É também permitido, e desejável, que cada formando comente alguns dos textos dos outros colegas formandos, e que atribua a votação desejada aos comentários existentes.

A PARTICIPAÇÃO NOS COMENTÁRIOS DE ARTIGOS É OBRIGATÓRIA.

Iniciar Novo Comentário de Artigo

Clique no botão para iniciar um novo comentário.

Aqui, pretende-se uma abordagem aos conteúdos do curso um pouco mais extensa (mas não demasiado longa e teórica), com aplicação prática real e efectiva das conclusões apresentadas.

Não sabe o que escrever? É bastante simples! Cada curso tem 20 capítulos. Desenvolva um novo capítulo para o curso, e expresse a sua opinião sobre o tema em causa, não esquecendo de, sempre que possível, relatar e partilhar as suas experiências pessoais para uma partilha colaborativa de conhecimento, através de um pequeno artigo.

Mais do que apenas escrever um novo capítulo, é solicitado aos formandos que comentem e atribuam votação aos textos dos colegas. Não deixe um colega sem resposta!

Seguir os passos definidos na página é extremamente importante. Desta forma, tentamos que (quase) todos os formandos possam obter respostas às conversas novas que iniciam, incentivando a interactividade entre todos os colegas de curso.

A PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM É OBRIGATÓRIA.

Escrever Capítulo Novo do Curso

Clique no botão para iniciar um novo comentário.

TESTE DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO

Este pequeno teste não conta para a avaliação efectiva do curso. No entanto, consideramos que o teste é essencial para uma auto-avaliação do formando.

Serve também como preparação para o Exame Final de Avaliação.

– O teste é muito simples e conta com 10 questões.

– Tem o tempo limite de 10 minutos para realizar o mesmo.

– Tem apenas 1 tentativa para realizar o teste.

No final do teste não se esqueça de inserir o seu NOME e EMAIL de forma correcta. Desta forma, receberá a avaliação do teste directamente no seu email.

Boa sorte!

Clique no curso que adquiriu para visualizar os conteúdos curriculares do mesmo.

EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO DO CURSO

A avaliação do curso, para efeitos de emissão de Certificado de Formação, é (quase) totalmente contabilizada através deste exame. Ou seja, a nota que obtiver neste exame, será a nota que irá constar no Certificado de Formação, independentemente de ser positiva, ou negativa.

– O exame é realizado numa escala de 0 a 20 valores. Para se classificar com sucesso deverá obter um resultado igual ou superior a 10 valores.

– O exame é constituído por 10 questões. Cada resposta correcta tem a cotação de 2 valores. Cada resposta incorrecta tem a cotação de 0 valores.

– Tem o tempo limite de 12 minutos para realizar o mesmo.

– Tem apenas 1 tentativa para realizar o exame.

No final do exame não se esqueça de inserir o seu NOME e EMAIL de forma correcta. Desta forma, receberá a avaliação do exame directamente no seu email.

Boa sorte!

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

A não participação em TODAS as tarefas do curso implica uma dedução de 5 valores à nota obtida no resultado do Exame Final de Avaliação.

Clique no curso que adquiriu para visualizar os conteúdos curriculares do mesmo.

Clique no curso que adquiriu para visualizar os conteúdos curriculares do mesmo.

Clique no curso que adquiriu para visualizar os conteúdos curriculares do mesmo.

Conteúdos do Curso
Conversas Curtas
Comentário de Artigo
Capítulo Novo
Catálogo de Formação
Perfil de Aluno