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e-Learning  |  Curso  |  Storyboard  |  Instructional Design  |  Objectos de Aprendizagem Modulares

Storyboards

A CapacidadeLógica usa um processo formal e documentado para desenvolver apresentações multimédia complexas e cursos e-learning. Os storyboards destinam-se a simplificar este processo de desenvolvimento, da mesma forma que as plantas simplificam um projecto de construção.

Semelhante a um documento funcional de especificação utilizado pelos criadores de aplicativos, um storyboard descreve em detalhe os conteúdos pretendidos da apresentação, pedagogia, tutoria, design e interacção com os utilizadores finais, de uma acção de formação. Os storyboards podem ser tão simples como uma série de ilustrações básicas com anotações, ou podem ser relatórios complexos contendo páginas de instruções escritas e diagramas diversos.

Os storyboards são desenvolvidos em conjunto com outros documentos, como gráficos, layouts exemplificativos, objectivos do produto e/ou serviço, modelos de sessões, tutoria e um modelo de instructional design.

Os storyboards da CapacidadeLógica, normalmente, contêm ilustrações e texto descritivo para fornecer aos criadores de projecto uma “imagem” completa de todos os elementos necessários de, por exemplo, uma apresentação. Os storyboards são desenvolvidos por uma pequena equipa, que pode incluir o cliente, um consultor/tutor especialista no tema a abordar, um técnico informático, um gestor de projecto e, no caso dos cursos e-learning, um instructional designer com conhecimento dos meios de entrega da referida apresentação.

Storyboards para e-Learning

Um storyboard para e-Learning é um documento bem organizado de design/plano, que é usado pelos gestores de projectos para criar todos os componentes dos cursos e-learning ou Objectos de Aprendizagem Modulares. Um storyboard completo identificará e especificará quais os conteúdos, navegação, estrutura, requisitos de multimédia, cor e outros componentes de um novo projecto.

O desenvolvimento de cursos de e-learning e objectos de aprendizagem modulares exige a criação de documentação detalhada, de forma a comunicar rigorosamente todas as instruções aos intervenientes na concepção e realização do projecto. Assim que o consultor/tutor especialista no tema a abordar acabe de escrever os conteúdos programáticos do curso, os objectivos de aprendizagem e criado o plano das sessões, o processo de desenvolvimento do storyboard inicia. A equipa do projecto precisa entender o que se pretende atingir com o curso. Desta forma, os objectivos de ensino-aprendizagem devem ser muito bem discutidos e trabalhados dentro do processo de desenvolvimento do storyboard.

De seguida, o consultor/tutor, o técnico informático, o gestor de projecto e o instructional designer deverão realizar uma reunião para discutir a apresentação, os métodos de entrega da mesma e traduzir conceitos teóricos para protótipos visuais e funcionais. Todo o segmento de texto, gráfico, imagem, exercício, arquivo ou conteúdo deve ser descrito no stoyboard, observando que objectivos multimédia se pretendem atingir para um ensino-aprendizagem de excelência.

Todos os cursos e-learning deverão estar organizados em capítulos, unidades ou módulos em uma representação esquemática ou gráfica. Os cursos podem ser subdivididos em unidades de aprendizagem mais pequenas ou objectos de aprendizagem modulares. Cada unidade de aprendizagem é totalmente descrita, listando o conteúdo escrito, áudio, gráfico, imagens, arquivos, tutoria, interacção e assim consecutivamente para todas as páginas.

Cada arquivo eletrónico (áudio, vídeo, gráfico ou outro) recebe um nome de identificação único, que deve ser gravado no texto do storyboard. Em alguns casos, uma série de diagramas é suficiente para descrever uma unidade de aprendizagem, mas uma descrição escrita é mais completa e deve ser usada sempre que possível. Uma vez que cada capítulo ou subdivisão estejam planeados, as informações devem ser reunidas em uma tabela de tópicos do curso final para facilitar referência futura.

Finalmente, a equipa deverá trabalhar em conjunto para compilar todas as unidades de aprendizagem, e discutir o curso como um todo, em um único storyboard.

Uma vez criado, o storyboard contém:

– Todo o conteúdo do tema a abordar em forma escrita
– Descrições de imagens, animações, vídeos, segmentos de áudio e outras medias
– Descrições de interacções, feedback, exercícios, jogos, testes, simulações
– A ordem de todas as páginas, elementos, objectos
– Instruções especiais relativas aos elementos (como a ênfase em determinado assunto ou segmento, animação, …)

Após a conclusão do desenvolvimento do storyboard, dever-se-á realizar uma revisão e avaliação ao documento final e realizar os ajustes necessários. Geralmente, as mudanças a realizar no curso após a fase de storyboard são bastante reduzidas.

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