TÉCNICAS DE ENSINO PARA SUPERAR OS DESAFIOS E DESENVOLVIMENTO DE AULAS ONLINE
ÁREA DE FORMAÇÃO: SISTEMAS eLEARNING
CARGA HORÁRIA
40 Horas
DURAÇÃO DO CURSO
40 Dias
MODALIDADE
Formação eLearning
INÍCIO DO CURSO
24H Após Inscrição
COORDENADOR
Sérgio M. Gonçalves
PREÇO: 1 Curso: 22€ | 3 Cursos: 44€ | 5 Cursos: 66€
CURSO N.º 44
OBJECTIVOS DO CURSO
Preparar formadores de alto nível, educadores e tutores, profissionais e estudantes da área, e demais pessoas interessadas, para assumir responsabilidades crescentes, com elevado grau de decisão, os cursos online na área dos Sistemas eLearning possibilitam o desenvolvimento da auto-confiança e permitem, assim, que novas formulações e estratégias on-line sejam implementadas de forma eficiente e bem-sucedidas.
Proporcionar o conhecimento e habilidades para o desempenho das funções e técnicas pertinentes ao profissional da área de Sistemas eLearning através da compreensão adequada dos recursos didácticos e tecnológicos disponíveis, desenvolvendo a capacidade de análise e visão estratégica, abrangendo a organização no ambiente escolar virtual.
Dar a conhecer os diferentes blocos pedagógicos e as mais recentes tendências de ensino virtual que deverão ser consideradas no planeamento estratégico de qualquer tipo de formação, assim como, tomar conhecimento das origens e entender a natureza e razão de ser das principais ideias e conceitos vigentes na concepção de aulas on-line, com o intuito de desenvolver a capacidade de procura de novos conhecimentos e a capacidade criativa para aplicá-los em situações reais do ambiente de trabalho.
Desenvolver e melhorar a capacidade de análise crítica e formação de argumentos conceituais e práticos na gestão virtual de pessoas e equipas multidisciplinares, permitindo avaliar problemas de forma estratégica, facilitando a tomada de decisões e a implementação de acções, ao mesmo tempo que desenvolve o aperfeiçoamento de habilidades operacionais e estratégicas, de maneira ágil e integrada.
PROGRAMA CURRICULAR DO CURSO
1. A Educação Online e Os Seus Desafios
2. Ensino Síncrono VS Ensino Assíncrono
3. Quando e Como Utilizar a Aprendizagem Síncrona
4. Quando e Como Utilizar a Aprendizagem Assíncrona
5. Utilização Dos Dois Métodos Para Alavancar a Aprendizagem
6. Desenvolvimento Do Guião Da Aula Online
7. Como Definir Os Objetivos Das Aulas Online
8. Organização Dos Conteúdos De Forma Clara e Objetiva
9. Desenvolvimento Do Design Da Aula Online: Como o Aluno Pensa?
10. Métodos De Facilitação Da Colaboração Online e Trabalhos Ativos
11. Os Alunos Passivos e Construção De Conhecimento
12. A Motivação e o Envolvimento De Alunos Nas Aulas Online
13. Feedback Aos Alunos Online e Gestão De Tempo
14. Gestão Do Tempo Online Do Professor
15. Incentivo à Aprendizagem Colaborativa
16. Desenvolvimento De Um Estilo De Ensino Para Aulas Online
17. A Falta De Apoio Para Professores e Alunos
18. As Dificuldades Técnicas Das Plataformas
19. A Importância Dos Recursos Visuais Online
20. Tornar a Aula Online Num Ambiente Intuitivo, Convidativo e Agradável
DESTINATÁRIOS DO CURSO
Este curso é destinado aos profissionais e estudantes que actuam nas diversas áreas relacionadas, directa ou indirectamente, com os Sistemas eLearning, ou a qualquer pessoa que tenha interesse em obter um aperfeiçoamento teórico, prático, técnico, profissional ou curricular sobre os temas abordados, assim como consolidar e/ou construir conhecimentos a partir dos conteúdos do Programa Curricular apresentado..
Destinado ainda a professores, educadores, tutores, instructional designers, técnicos e demais profissionais que têm interesse em conhecer técnicas e ferramentas para melhorar o trabalho em equipa, adquirir capacidades de liderança, meios pedagógicos e estratégias de ensino, com o objectivo de aumentar a produtividade e o desempenho individual e do grupo de trabalho, tornar as actividades e relações profissionais mais harmoniosas e a comunicação mais eficaz, assim como, adquirir uma visão consistente das várias áreas dos Sistemas eLearning, e desenvolver estratégias para tornar a aplicação dos seus métodos mais eficientes procurando o aperfeiçoamento técnico e facilitador na gestão do relacionamento com o aluno e formando e maximização do ensino-aprendizagem presencial e à distância.
O curso está igualmente disponível para frequência por profissionais provenientes de outras áreas de actuação, diferentes da área de formação do curso, com as devidas ressalvas para os conhecimentos básicos técnicos que se presumem pré-adquiridos.
SELO DE AUTENTICIDADE DIGITAL
O Selo de Autenticidade Digital atesta a validade do seu Certificado de Formação contra fraude e falsificação.
O Certificado de Formação ficará disponível para consulta on-line, no nosso site, pelas Entidades por si autorizadas.
Cada Certificado de Formação é emitido com um link e um Código QR único e pessoal para cada formando.
Se o Certificado de Formação não puder ser consultado online, então o mesmo não é original e, por conseguinte, não é válido.
O formando poderá efectuar o download do Certificado de Formação, disponível na sua área pessoal, em qualquer momento.
Os Certificados de Formação são emitidos (em PDF) no prazo máximo de 5 dias úteis, após a realização da avaliação do curso.
Os Certificados de Formação emitidos em formato papel (opcional) têm uma taxa adicional de 3€ por cada Certificado impresso.
Os Certificados de Formação são emitidos de acordo com o Modelo de Certificado estabelecido na Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho.
Os nossos cursos devem ser realizados através de um computador portátil ou de um computador fixo.
A plataforma disponibiliza recursos interativos que podem não funcionar corretamente em smartphones e/ou tablets.
METODOLOGIA
Os nossos cursos e-learning dispõem de uma metodologia de frequência e participação especificamente desenhada para um ensino-aprendizagem de rigor e qualidade. Os conteúdos foram desenvolvidos com um método pedagógico e instructional design que potencia a construção individual e colectiva do conhecimento, de forma a valorizar o que, actualmente, é mais portante para todos nós: o tempo!
Desta forma, o curso está estruturado para uma aprendizagem rápida, mas possível de ser frequentado ao próprio ritmo de cada formando, de forma eficiente e enriquecedora com conteúdos de aplicação prática no quotidiano.
O curso encontra-se estruturado por etapas sequenciais, que disponibilizam os conteúdos através de sessões de apresentações e e-books interactivos, passíveis de serem acedidas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como aos fins de semana e feriados, em função da disponibilidade e disposição do formando, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
Os conteúdos do curso são disponibilizados ao formando, na sua totalidade e no primeiro dia de formação, após realizar o login na Escola Virtual, e manter-se-ão disponíveis para consulta e participação até ao último dia de frequência de formação.
O acesso aos conteúdos do curso, e consequentemente às respectivas sessões, não apresenta um carácter vinculativo calendarizado. Não impomos uma obrigatoriedade horária de frequência das sessões do curso. A gestão do tempo na participação da acção de formação ficará ao critério de cada formando, permitindo assim, uma frequência ao ritmo desejado e dentro das possibilidades individuais de cada um.
A auto-aprendizagem individual é sustentada e incentivada para a construção do conhecimento pelo próprio formando, através das Conversas do curso e das pesquisas realizadas pelos Documentos e Webgrafia Complementar, com conteúdos nacionais e internacionais, relacionados com os temas abordados na formação.
Ao longo do curso atribuímos também uma importância bastante significativa a uma aprendizagem colaborativa virtual. Por esta razão, são disponibilizados vários Fóruns de Discussão para partilha de experiências, ideias e conceitos sobre os temas abordados no curso. De igual forma, é disponibilizado o acesso aos Grupos da Escola virtual, nas suas variadas áreas, permitindo a cada formando construir a sua rede de contactos profissionais, encontrar oportunidades e desenvolver conhecimento através da partilha mútua.
PRÉ-REQUISITOS
O principal pré-requisito para participar activamente em um curso e-learning é estar altamente motivado. A motivação é, inequivocamente, um factor fulcral e decisivo para um bom desempenho ao longo da frequência da acção de formação.
Se não estiver motivado, não se inscreva em um curso e-learning! Não irá resultar. A formação e-learning tem características únicas que “obriga” o formando a trabalhar para conseguir resultados. Sem a motivação necessária esses resultados não irão ser alcançados.
Apesar de estar no primeiro lugar do pódio, a motivação vem aliada à auto-aprendizagem individual e à aprendizagem colaborativa virtual. Por um lado, procura-se uma autonomia do formando na construção do seu próprio conhecimento, através de pesquisas, tendo por base os conteúdos disponibilizados. Por outro lado, a ênfase é atribuída à aprendizagem colaborativa, através dos debates temáticos propostos.
Estas três componentes associadas, com o objectivo comum final do sucesso, são os pré-requisitos fundamentais para a participação em um curso e-learning. Se reúne estas três virtudes, então está apto a participar em um curso e-learning. Chegou o momento de verificar se cumpre alguns pressupostos curriculares, logísticos e técnicos.
Todos os nossos cursos, independentemente da área de formação, são passíveis de frequência por todos os formandos, também eles, independentemente do seu background curricular e/ou académico. Por exemplo, um formando da área das Ciências Empresariais pode frequentar um curso da área das Ciências da Educação, e vice-versa. No entanto, é importante ressalvar e advertir os formandos que poderão existir termos, conceitos e conhecimentos, que são considerados como previamente adquiridos para uma boa compreensão dos conteúdos disponibilizados.
A nível técnico, é obrigatório cumprir com alguns requisitos do sistema, mas bastante simples. Os nossos cursos estão desenvolvidos para funcionarem em qualquer browser (mesmo com versões mais antigas) e, praticamente, em qualquer computador fixo, portátil, tablet ou smartphone. Porém, estão optimizados para uma frequência em ecrãs de computadores fixos e/ou portáteis. É extremamente desaconselhado o uso de tablets e/ou smartphones.
Por último, mas não menos importante, é necessário e imperativo que o dispositivo utilizado para a frequência do curso esteja equipado com acesso à internet, de preferência, com velocidade média/rápida. Para aceder aos conteúdos do curso será sempre necessário o formando estar online. Não é possível frequentar o curso em modo offline.
RECURSOS DISPONÍVEIS
Acesso a 1, 3 ou 5 cursos com apenas uma inscrição.
Curso desenvolvido e estruturado em etapas sequenciais.
Sessões de cada curso desenvolvidas com recurso a eBooks interactivos.
Disponibilização de Fóruns de Discussão e Grupos Virtuais.
Acesso ao Grupo de Dúvidas e Promoções exclusivas no Whatsapp.
Interacção grupal e colaborativa nas Conversas dos cursos.
Possibilidade de Avaliação dos Comentários dos colegas.
Disponibilização de Documentos e Vídeos Complementares.
Disponibilização de Glossário geral dos cursos de formação.
Disponibilização de Testes de Diagnóstico e Auto-Avaliação.
Avaliação dos cursos realizada através de um Exame Final.
Disponibilização de Bibliografia dos cursos de formação.
Disponibilização de Cadernos de Apontamentos para download.
Construção de Curriculum Vitae online público ou privado.
Plataforma apta para o desenvolvimento de Rede de Amigos.
Frequência dos cursos ao próprio ritmo de cada formando.
Cursos disponibilizados totalmente em regime de e-learning.
Sem existência de deslocações e/ou aulas presenciais.
Emissão de Certificado de Formação Digital, em formato PDF.