MASTER BUSINESS OF ADMINISTRATION
MBA GESTÃO DO EMPREENDEDORISMO
ÁREA DE FORMAÇÃO: MICRO MBA
CARGA HORÁRIA
360 Horas
DURAÇÃO DO CURSO
40 Dias
MODALIDADE
Formação eLearning
INÍCIO DO CURSO
24H Após Inscrição
COORDENADOR
Sérgio M. Gonçalves
PREÇO: 1 Curso: 22€ | 3 Cursos: 44€ | 5 Cursos: 66€
CURSO N.º 43
OBJECTIVOS DO CURSO
Preparar executivos de alto nível, profissionais e estudantes da área, e demais pessoas interessadas, para assumir responsabilidades crescentes, com elevado grau de decisão, os cursos online na área do MBA (Master Business of Administration) possibilitam o desenvolvimento da auto-confiança e permitem, assim, que novas formulações e estratégias sejam implementadas de forma eficiente e bem-sucedidas.
Proporcionar o conhecimento e habilidades para o desempenho das funções e técnicas pertinentes ao profissional da área do MBA (Master Business of Administration) através da compreensão adequada das organizações em Portugal e no contexto de competitividade internacional, desenvolvendo a capacidade de análise e visão estratégica, abrangendo a empresa e o seu ambiente externo.
Dar a conhecer os diferentes blocos comerciais e as mais recentes tendências económicas que deverão ser consideradas no planeamento estratégico de qualquer tipo de negócio, assim como, tomar conhecimento das origens e entender a natureza e razão de ser das principais ideias e conceitos vigentes nas organizações, com o intuito de desenvolver a capacidade de procura de novos conhecimentos e a capacidade criativa para aplicá-los em situações reais do ambiente de trabalho.
Desenvolver e melhorar a capacidade de análise crítica e formação de argumentos conceituais e práticos na gestão de pessoas e equipas, permitindo avaliar problemas de forma estratégica, facilitando a tomada de decisões e a implementação de acções, ao mesmo tempo que desenvolve o aperfeiçoamento de habilidades operacionais e estratégicas, de maneira ágil e integrada.
PROGRAMA CURRICULAR DO CURSO
Estratégias Para Iniciar Um Negócio e Lançamento de Um Produto
1. Factores Para Iniciar Um Negócio
2. A Visão Para Além Do Plano De Negócios
3. Testar a Ideia e Conhecer o Mercado
4. Entender o Seu Futuro Cliente
5. Estabelecer Recursos Financeiros
6. Escolher a Estrutura De Negócios Correta
7. O Ambiente Empreendedor
8. O Papel e Importância Da Família
9. O Papel Da Sociedade
10. Os Negócios Internacionais
11. A Importância Dos Negócios Internacionais
12. Factores De Influência Nos Negócios
13. Modelos De Entrada No Mercado
14. O Factor De Risco Nos Negócios
15. A Importância Da Cultura Local
16. Estratégias De Crescimento Nos Negócios
17. Etapas No Lançamento De Um Produto
18. Desenvolver Uma Estratégia De Marketing
19. A Execução De Anúncios De Lançamento Do Produto
20. Erros De Lançamento Do Produto a Serem Evitados
Desenvolver Um Programa De Gestão De Inovação: Outpost & Clusters
1. O Plano Estratégico De Inovação
2. Metas E Métricas – Suporte À Liderança
3. Mapeamento E Suporte Do Ecossistema
4. Planeamento De Atividades E Gestão De Recursos
5. Inovação Como Empreendimento Estratégico
6. Inovação Como Problema De Alocação De Recursos
7. A Difícil E Invulgar Gestão Da Inovação
8. A Orientação Da Inovação: De Cima Para Baixo E De Baixo Para Cima
9. A Inovação Como Criação De Valor
10. O Trabalho E Persistência Na Inovação
11. A Aprendizagem Como Factor Fundamental Para A Inovação
12. Departamentos De Inovação E I&D
13. Posto Avançado De Inovação: Monitorizar
14. Posto Avançado De Inovação: Responder
15. O Que É Um Cluster?
16. Cluster E Produtividade
17. Por Que Os Clusters São Críticos Para A Concorrência
18. Clusters E Inovação
19. Clusters E Formação De Novos Negócios
20. A Implementação De Um Cluster
Skills Do Empreendedorismo: Estratégias, Motivação E Comunicação
1. Soft Skills Para O Empreendedorismo – Introdução
2. O Que É Empreendedorismo?
3. Quem É Um Empreendedor?
4. Empresário Ou Intraempreendedor?
5. Quem É Um Tecnoempreendedor?
6. Os Tipos De Empreendedores
7. Os Papéis De Um Empreendedor
8. As Funções Adicionais De Um Empreendedor
9. Motivações Empreendedoras
10. Fatores Não Motivacionais Que Influenciam O Empreendedorismo
11. Estratégias De Estabelecimento De Metas
12. O Bloqueio Sensorial E As Metas A Alcançar
13. Os Objetivos E.M.A.R.O.
14. Criação De Um Diário De Produtividade
15. A Matriz Urgente Vs. Importante
16. Como Ser Um Verdadeiro Empreendedor
17. O Comportamento Ético E Responsabilidade
18. A Atitude Mental Positiva
19. A Comunicação Eficaz
20. Soft Skills E Técnicas De Apresentação Para Empresários
Inovação e Processo Organizacional de Gestão de Ideias Criativas
1. O Que é a Gestão De Ideias?
2. A Diferença Entre Gestão De Inovação e Gestão De Ideias
3. Por Que a Gestão De Ideias é Importante?
4. Estratégias De Gestão De Ideias
5. A Gestão Do Portfólio De Ideias
6. Processos De Gestão De Ideias
7. Processos Comuns De Gestão De Ideias
8. Campanhas Contínuas Vs. Campanhas Por Tempo Limitado
9. Processo Centralizado Vs. Descentralizado
10. A Medição Da Gestão De Ideias
11. A Medição Do Portfólio De Ideias
12. Avaliação Do Processo De Gestão De Ideias
13. Gerir e Reunir Ideias: Desafios, Criação, Brainstorming
14. Avaliar e Classificar As Ideias
15. Validar e Testar As Ideias
16. Processo De Implementação Das Ideias
17. Ferramentas e Técnicas De Criação
18. Ferramentas Para Desenvolver Um Conceito De Negócio
19. Técnicas Para Criação e Desenvolvimento De Protótipos
20. Ferramentas Para Validação De Ideias
Empreendedorismo: Transformar Ideias em Sucesso
1. Introdução Ao Empreendedorismo
2. Motivação – Um Factor Importante
3. O Que Motiva Um Empreendedor?
4. Resultados Da Motivação
5. A Empresa e a Sociedade
6. A Realização Empreendedora
7. Por Que Iniciar Um Negócio?
8. Como Iniciar Um Negócio De Sucesso?
9. Desenvolvimento Do Empreendedorismo – Qualidades
10. Soft Skills De Um Empreendedor
11. A Mente e a Ideia Criativa vs. Dinheiro
12. Determinantes Do Sucesso Ou Fracasso Empresarial
13. Dinâmica e Mudança Ambiental
14. O Processo Empreendedor
15. Etapas Preliminares Para Estabelecer Uma Empresa
16. Etapas De Tomada De Decisão
17. Etapas De Planeamento
18. Etapas De Implementação
19. Etapas De Gestão Do Negócio
20. A Propriedade Do Negócio
Gestão De Projetos
1. A Definição De Projeto
2. Tipos E Exemplos De Projetos
3. A Gestão De Projetos
4. Variáveis Fundamentais Na Gestão De Projetos
5. A Função Do Gestor De Projetos
6. Dificuldades Do Gestor De Projetos
7. Resolução De Problemas
8. Fases Do Ciclo De Vida Do Projeto
9. Características Do Ciclo De Vida Do Projeto
10. Sistemas Organizacionais
11. Cultura E Estilos De Gestão
12. Fatores Críticos De Sucesso Do Projeto
13. O Processo De Planeamento Do Projeto
14. Os Prazos Do Projeto
15. Definição Da Lista De Atividades, Atributos E Milestones
16. Estimativa Dos Recursos
17. Redes De Programação
18. Planeamento Dos Custos
19. Planeamento Da Qualidade
20. Planeamento De Gestão De Recursos Humanos
Inteligência Empresarial E Estratégias Nas Organizações
1. Estratégias Para Definir Vantagem Competitiva
2. Conhecer A Estratégia Da Organização
3. O Feedback Do Cliente E Optimização Dos Serviços Da Marca
4. O Poder De Uma Equipa E Trabalho Motivada
5. Técnicas Para Prevenir O Falhanço Na Mudança De Gestão
6. Estratégias Para Construir Relacionamentos Eficazes Na Equipa
7. Alocar Tempo Para Os Projetos De Longa Duração
8. Gestão Do Tempo E Organização
9. Técnicas Para Aumentar A Produtividade
10. Técnicas Para Aumentar A Eficácia Dos Projetos
11. Como Delegar Eficientemente
12. Como Reduzir As Hipóteses De Ser Demitido
13. Técnicas Para Manter Os Colaboradores Motivados Durante O Layoff
14. Layoffs E Downsizing: Como Ajudar Os Colaboradores A Ultrapassar
15. Estratégias Para Retenção De Colaboradores
16. Estratégias Para Retenção E Promoção De Colaboradores
17. Estratégias Para Retenção E Motivação De Colaboradores
18. Metodologias Desenvolvimento Da Satisfação Nos Colaboradores
19. Técnicas Para Os Gestores Otimizarem O Ambiente De Trabalho
20. Razões Para O Desenvolvimento De Talento Nas Organizações
Gestão, Identidade E Operacionalização De Marcas
1. O Que É Uma Marca?
2. Objetivos De Uma Marca
3. O Que É Gestão De Marca?
4. A Essência Da Marca
5. Os Elementos Constituintes Da Marca
6. Gestão De Marca vs Gestão De Produto
7. Marcas De Bens De Consumo Rápido
8. Marcas Business To Business (B2B)
9. Marcas De Serviços, Marcas Digitais, Marcas De Países
10. O Que É O Valor Da Marca?
11. Avaliação Do Património Da Marca
12. Desenvolvimento De Um Valor De Marca Robusto
13. Desenvolvimento Da Identidade E Imagem Da Marca
14. Desenvolvimento Da Estratégia De Marca Adequada
15. Disfunções Clássicas De Marcas
16. Como Colocar O Nome Em Um Produto Novo?
17. Faces Da Identidade De Marca
18. Passos Gerais Para O Desenvolvimento De Uma Marca
19. Identificação E Posicionamento Da Marca No Mercado
20. Definição De Valores Da Marca
Co-Branding, Extensão E Promoção De Marcas
1. A Marca Para Mercados Globais
2. Por Que A Promoção Da Marca É Necessária?
3. Métodos De Promoção De Marcas
4. Métodos De Promoção De Marcas Online
5. O Que É A Extensão Da Marca?
6. Processo E Práticas De Adaptação Da Marca
7. Fatores Que Influenciam A Extensão Da Marca
8. Renomear E Efetuar O Relançamento Da Marca
9. O Que É Co-Branding?
10. Tipos De Co-Branding
11. Situações Para Desenvolver Co-Branding
12. Questões A Ter Em Conta Antes De Desenvolver Co-Branding
13. Crescimento Empresarial Através De Co-Branding
14. O Lançamento De Uma Marca
15. Sustentação De Uma Marca A Longo Prazo
16. Adaptação Da Marca A Mercados Personalizados
17. Técnicas Para Gerir A Mudança De Nome Das Marcas
18. Gestão Da Transferência De Marca
19. O Que É A Auditoria De Marcas?
20. Medição Do Valor Da Marca
DESTINATÁRIOS DO CURSO
Este curso é destinado aos profissionais e estudantes que actuam nas diversas áreas relacionadas, directa ou indirectamente, com o MBA (Master Business of Administration), ou a qualquer pessoa que tenha interesse em obter um aperfeiçoamento teórico, prático, técnico, profissional ou curricular sobre os temas abordados, assim como consolidar e/ou construir conhecimentos a partir dos conteúdos do Programa Curricular apresentado.
Destinado ainda a dirigentes, gestores, técnicos e demais profissionais que têm interesse em conhecer técnicas e ferramentas para melhorar o trabalho em equipa, adquirir capacidades de liderança, com o objectivo de aumentar a produtividade e o desempenho individual e do grupo de trabalho, tornar as actividades e relações profissionais mais harmoniosas e a comunicação mais eficaz, assim como, adquirir uma visão consistente das várias áreas do MBA (Master Business of Administration), e desenvolver estratégias para melhorar os seus negócios e tornar os seus produtos e/ou serviços mais competitivos procurando o aperfeiçoamento técnico e facilitador na gestão do relacionamento com o cliente e maximização de negócios.
O curso está igualmente disponível para frequência por profissionais provenientes de outras áreas de actuação, diferentes da área de formação do curso, com as devidas ressalvas para os conhecimentos básicos técnicos que se presumem pré-adquiridos.
SELO DE AUTENTICIDADE DIGITAL
O Selo de Autenticidade Digital atesta a validade do seu Certificado de Formação contra fraude e falsificação.
O Certificado de Formação ficará disponível para consulta on-line, no nosso site, pelas Entidades por si autorizadas.
Cada Certificado de Formação é emitido com um link e um Código QR único e pessoal para cada formando.
Se o Certificado de Formação não puder ser consultado online, então o mesmo não é original e, por conseguinte, não é válido.
O formando poderá efectuar o download do Certificado de Formação, disponível na sua área pessoal, em qualquer momento.
Os Certificados de Formação são emitidos (em PDF) no prazo máximo de 5 dias úteis, após a realização da avaliação do curso.
Os Certificados de Formação emitidos em formato papel (opcional) têm uma taxa adicional de 3€ por cada Certificado impresso.
Os Certificados de Formação são emitidos de acordo com o Modelo de Certificado estabelecido na Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho.
Os nossos cursos devem ser realizados através de um computador portátil ou de um computador fixo.
A plataforma disponibiliza recursos interativos que podem não funcionar corretamente em smartphones e/ou tablets.
METODOLOGIA
Os nossos cursos e-learning dispõem de uma metodologia de frequência e participação especificamente desenhada para um ensino-aprendizagem de rigor e qualidade. Os conteúdos foram desenvolvidos com um método pedagógico e instructional design que potencia a construção individual e colectiva do conhecimento, de forma a valorizar o que, actualmente, é mais portante para todos nós: o tempo!
Desta forma, o curso está estruturado para uma aprendizagem rápida, mas possível de ser frequentado ao próprio ritmo de cada formando, de forma eficiente e enriquecedora com conteúdos de aplicação prática no quotidiano.
O curso encontra-se estruturado por etapas sequenciais, que disponibilizam os conteúdos através de sessões de apresentações e e-books interactivos, passíveis de serem acedidas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como aos fins de semana e feriados, em função da disponibilidade e disposição do formando, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
Os conteúdos do curso são disponibilizados ao formando, na sua totalidade e no primeiro dia de formação, após realizar o login na Escola Virtual, e manter-se-ão disponíveis para consulta e participação até ao último dia de frequência de formação.
O acesso aos conteúdos do curso, e consequentemente às respectivas sessões, não apresenta um carácter vinculativo calendarizado. Não impomos uma obrigatoriedade horária de frequência das sessões do curso. A gestão do tempo na participação da acção de formação ficará ao critério de cada formando, permitindo assim, uma frequência ao ritmo desejado e dentro das possibilidades individuais de cada um.
A auto-aprendizagem individual é sustentada e incentivada para a construção do conhecimento pelo próprio formando, através das Conversas do curso e das pesquisas realizadas pelos Documentos e Webgrafia Complementar, com conteúdos nacionais e internacionais, relacionados com os temas abordados na formação.
Ao longo do curso atribuímos também uma importância bastante significativa a uma aprendizagem colaborativa virtual. Por esta razão, são disponibilizados vários Fóruns de Discussão para partilha de experiências, ideias e conceitos sobre os temas abordados no curso. De igual forma, é disponibilizado o acesso aos Grupos da Escola virtual, nas suas variadas áreas, permitindo a cada formando construir a sua rede de contactos profissionais, encontrar oportunidades e desenvolver conhecimento através da partilha mútua.
PRÉ-REQUISITOS
O principal pré-requisito para participar activamente em um curso e-learning é estar altamente motivado. A motivação é, inequivocamente, um factor fulcral e decisivo para um bom desempenho ao longo da frequência da acção de formação.
Se não estiver motivado, não se inscreva em um curso e-learning! Não irá resultar. A formação e-learning tem características únicas que “obriga” o formando a trabalhar para conseguir resultados. Sem a motivação necessária esses resultados não irão ser alcançados.
Apesar de estar no primeiro lugar do pódio, a motivação vem aliada à auto-aprendizagem individual e à aprendizagem colaborativa virtual. Por um lado, procura-se uma autonomia do formando na construção do seu próprio conhecimento, através de pesquisas, tendo por base os conteúdos disponibilizados. Por outro lado, a ênfase é atribuída à aprendizagem colaborativa, através dos debates temáticos propostos.
Estas três componentes associadas, com o objectivo comum final do sucesso, são os pré-requisitos fundamentais para a participação em um curso e-learning. Se reúne estas três virtudes, então está apto a participar em um curso e-learning. Chegou o momento de verificar se cumpre alguns pressupostos curriculares, logísticos e técnicos.
Todos os nossos cursos, independentemente da área de formação, são passíveis de frequência por todos os formandos, também eles, independentemente do seu background curricular e/ou académico. Por exemplo, um formando da área das Ciências Empresariais pode frequentar um curso da área das Ciências da Educação, e vice-versa. No entanto, é importante ressalvar e advertir os formandos que poderão existir termos, conceitos e conhecimentos, que são considerados como previamente adquiridos para uma boa compreensão dos conteúdos disponibilizados.
A nível técnico, é obrigatório cumprir com alguns requisitos do sistema, mas bastante simples. Os nossos cursos estão desenvolvidos para funcionarem em qualquer browser (mesmo com versões mais antigas) e, praticamente, em qualquer computador fixo, portátil, tablet ou smartphone. Porém, estão optimizados para uma frequência em ecrãs de computadores fixos e/ou portáteis. É extremamente desaconselhado o uso de tablets e/ou smartphones.
Por último, mas não menos importante, é necessário e imperativo que o dispositivo utilizado para a frequência do curso esteja equipado com acesso à internet, de preferência, com velocidade média/rápida. Para aceder aos conteúdos do curso será sempre necessário o formando estar online. Não é possível frequentar o curso em modo offline.
RECURSOS DISPONÍVEIS
Acesso a 1, 3 ou 5 cursos com apenas uma inscrição.
Curso desenvolvido e estruturado em etapas sequenciais.
Sessões de cada curso desenvolvidas com recurso a eBooks interactivos.
Disponibilização de Fóruns de Discussão e Grupos Virtuais.
Acesso ao Grupo de Dúvidas e Promoções exclusivas no Whatsapp.
Interacção grupal e colaborativa nas Conversas dos cursos.
Possibilidade de Avaliação dos Comentários dos colegas.
Disponibilização de Documentos e Vídeos Complementares.
Disponibilização de Glossário geral dos cursos de formação.
Disponibilização de Testes de Diagnóstico e Auto-Avaliação.
Avaliação dos cursos realizada através de um Exame Final.
Disponibilização de Bibliografia dos cursos de formação.
Disponibilização de Cadernos de Apontamentos para download.
Construção de Curriculum Vitae online público ou privado.
Plataforma apta para o desenvolvimento de Rede de Amigos.
Frequência dos cursos ao próprio ritmo de cada formando.
Cursos disponibilizados totalmente em regime de e-learning.
Sem existência de deslocações e/ou aulas presenciais.
Emissão de Certificado de Formação Digital, em formato PDF.