

MASTER BUSINESS OF ADMINISTRATION
MBA LIDERANÇA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ÁREA DE FORMAÇÃO: MICRO MBA
CARGA HORÁRIA
360 Horas
DURAÇÃO DO CURSO
40 Dias
MODALIDADE
Formação eLearning
INÍCIO DO CURSO
24H Após Inscrição
COORDENADOR
Sérgio M. Gonçalves
PREÇO: 1 Curso: 22€ | 3 Cursos: 44€ | 5 Cursos: 66€
CURSO N.º 29

OBJECTIVOS DO CURSO
Preparar executivos de alto nível, profissionais e estudantes da área, e demais pessoas interessadas, para assumir responsabilidades crescentes, com elevado grau de decisão, os cursos online na área do MBA (Master Business of Administration) possibilitam o desenvolvimento da auto-confiança e permitem, assim, que novas formulações e estratégias sejam implementadas de forma eficiente e bem-sucedidas.
Proporcionar o conhecimento e habilidades para o desempenho das funções e técnicas pertinentes ao profissional da área do MBA (Master Business of Administration) através da compreensão adequada das organizações em Portugal e no contexto de competitividade internacional, desenvolvendo a capacidade de análise e visão estratégica, abrangendo a empresa e o seu ambiente externo.
Dar a conhecer os diferentes blocos comerciais e as mais recentes tendências económicas que deverão ser consideradas no planeamento estratégico de qualquer tipo de negócio, assim como, tomar conhecimento das origens e entender a natureza e razão de ser das principais ideias e conceitos vigentes nas organizações, com o intuito de desenvolver a capacidade de procura de novos conhecimentos e a capacidade criativa para aplicá-los em situações reais do ambiente de trabalho.
Desenvolver e melhorar a capacidade de análise crítica e formação de argumentos conceituais e práticos na gestão de pessoas e equipas, permitindo avaliar problemas de forma estratégica, facilitando a tomada de decisões e a implementação de acções, ao mesmo tempo que desenvolve o aperfeiçoamento de habilidades operacionais e estratégicas, de maneira ágil e integrada.
PROGRAMA CURRICULAR DO CURSO
Liderança Nas Organizações: O Papel Do Líder
1. O Que É Liderança
2. Características Da Liderança
3. A Importância Da Liderança
4. O Papel Do Líder
5. As Qualidades Do Líder
6. Diferenças Entre Liderança E Gestão
7. Líder vs Gestor
8. Autoridade vs Liderança
9. Liderança E Motivação
10. Linhas De Orientação Para Alcançar A Motivação
11. Inteligência Emocional Para Líderes
12. Capacidades E Fraquezas Da Liderança
13. Liderança Organizacional
14. Estratégias Para Liderança Organizacional Eficaz
15. Liderança E Ética – Tratados De Um Líder Ético
16. Estratégias De Liderança – Qual Estilo De Liderança A Seguir?
17. Estratégias Para Selecionar Estilos De Liderança
18. Estilos De Liderança
19. Como Criar Uma Marca Pessoal De Liderança?
20. Liderança E Confiança
Liderança Situacional E Os Desafios Nas Organizações
1. Liderança Situacional – Significado E Conceito
2. Impacto Da Liderança Situacional Na Performance E Motivação
3. Estilos De Liderança Situacional No Desenvolvimento Subordinado
4. Liderança E Confiança
5. Como Ser Um Bom Líder – O Que Faz A Liderança Eficaz?
6. Princípios Da Liderança
7. O Líder Eficaz
8. Visão De Liderança
9. Aspetos Da Visão De Liderança
10. Diferentes Tipos De Poder
11. As Mulheres E A Liderança
12. Benefícios De Uma Mulher Líder
13. Desafios Da Liderança No Feminino
14. Quais Os Desafios Na Liderança Global?
15. Líder: A Cara Da Equipa
16. Estratégias Para Ultrapassar Os Desafios Na Liderança
17. O Papel Da Comunicação Para Ultrapassar Os Desafios Na Liderança
18. O Papel Da Gestão Para Ultrapassar Os Desafios Na Liderança
19. Estratégias Para Reforçar Os Laços Entre Os Colaboradores
20. Desenvolvimento De Liderança
A Liderança Na Sociedade: Desafios Sobre Cultura, Ética E Valores
1. O Papel Crítico da Gestão Média
2. Plano de Sucessão e a Inércia Organizacional
3. Liderança em Tempos de Crise
4. A Tentação de Obter Lucros Rápidos
5. Liderança é Sempre a Estrada Menos Percorrida
6. Características Essenciais dos Líderes
7. Exemplos de Sucesso e Fracasso do Mundo Empresarial
8. Exemplos de Sucesso e Fracasso do Mundo Político
9. A Dimensão Cultural da Liderança
10. Globalização e Liderança: Homogeneidade vs Heterogeneidade
11. Mentalidades Escassas vs Abundantes dos Líderes
12. Diferenças Entre Mentalidades Escassas e Abundantes
13. As Obrigações Sociais dos Líderes e os Valores Para a Sociedade
14. Liderança Situacional vs Gestão
15. Aproximação Glocal à Liderança
16. Estilos de Liderança e as Necessidades da Organização
17. Mudança de Mentalidades nos Líderes Contemporâneos
18. Os Líderes Actuais e a Teoria de Gestão
19. Gerir no Caos: Skills Para Gestores e Líderes
20. O Nervosismo do Líder
Desenvolvimento de Práticas Para uma Liderança de Sucesso
1. Liderança No Mundo Contemporâneo
2. Estilos De Liderança
3. As Quatro Competências De Um Líder
4. Necessidade De Desenvolver O Pensamento Em Rede
5. Desenvolvimento Do Pensamento De Rede
6. O Que Torna Alguns Líderes De Negócios Realmente Ótimos?
7. A Necessidade Da Boa Administração Pelos Líderes
8. Equilíbrio Do Planeamento Visionário Com A Administração
9. Como Funciona A Liderança Prática
10. Qualidades De Um Líder Inspirador E Os Seus Benefícios
11. 7 Parâmetros Ou Qualidades De Avaliação De Líderes
12. Benefícios Da Liderança Inspiradora
13. Pilares Fundamentais Dos Líderes De Sucesso
14. Panoramas E Responsabilidades
15. Avaliar Pontos Fortes E Fracos: A Eficácia Da Liderança
16. Vantagens Da Auto Avaliação Das Competências De Liderança
17. Habilidades De Liderança: Técnica Do Diário Reflexivo
18. Checklist E Método De Pesquisa Para Avaliação Da Liderança
19. Feedback De 360 Graus Como Técnica De Avaliação Da Liderança
20. O Que Acontece Com Os Líderes Quando São Eleitos
Mulheres Líder: A Liderança das Organizações no Feminino
1. Atitude Mental Positiva E Inteligência Emocional
2. Como As Empresárias Encontram O Sucesso Com O Coaching
3. A Importância De Colocar Mulheres Na Liderança
4. Coaching Para O Crescimento Da Liderança Feminina
5. Articular O Que Se Traz Para A Mesa De Negociação E Liderança
6. A Liderança No Feminino E A Progressão Na Carreira
7. Por Que Precisamos De Mais Mulheres Na Liderança
8. Assédio Sexual: Os RH Não São O Departamento Para Recorrer
9. Por Que Não Vemos Mulheres Como Líderes
10. Razões Pelas Quais O Mundo Empresarial Precisa De Mais Mulheres
11. Características Da Líder Feminina Confiante
12. Feminismo: Por Que Não ‘Igualitarismo’ Ou ‘Humanismo’?
13. Habilidades De Liderança Que As Mulheres Podem Utilizar
14. Como As Líderes Podem Evitar A Síndrome Do Impostor
15. I&D: Como Ajudar As Mulheres A Romper Barreiras
16. Obstáculos De Trabalho
17. Criação De Ambiente De Trabalho Mais Inclusivo Para As Mulheres
18. Formas De Gestão De Trabalho De Qualidade
19. Incentivar A Cultura De Amizade Nas Mulheres
20. Os Quatro Tipos De Liderança Formal Feminina
Gestão de Recursos Humanos, Talentos e Desenvolvimento de Carreiras
1. Definição De Recursos Humanos
2. A Amplitude Da Gestão De RH
3. Os Recursos Da Gestão De RH
4. Integração Da Estratégia De RH Com Estratégia Empresarial
5. Tendências Que Afetam Os RH e a Estratégia Empresarial
6. O Planeamento De Recursos Humanos
7. As Componentes Do Planeamento De RH
8. Estratégia e Implementação De Recursos Humanos
9. Análise Das Tarefas De Trabalho
10. O Design Do Trabalho
11. A Avaliação Do Trabalho
12. A Gestão De Talentos Nas Empresas
13. Funções Da Gestão De Talentos
14. Vantagens Da Gestão Eficaz De Talentos
15. Formação e Desenvolvimento De Carreiras
16. Objetivos De Desenvolvimento De Carreiras
17. Responsabilidades Da GRH e Desenvolvimento De Carreiras
18. Processo De Desenvolvimento De Carreiras
19. Sistemas De Planeamento De Carreiras
20. Avaliação De Desempenho Pela Organização
Gestão de Performance de Colaboradores, Compensação e Prémios
1. Gestão e Avaliação Eficazes De Desempenho
2. O Foco Organizacional
3. Processo De Avaliação De Desempenho
4. Envolvimento Dos Funcionários Nas Metas Da Empresa
5. Regras De Envolvimento Dos Funcionários
6. O Desempenho Dos Funcionários
7. Avaliação De Desempenho Dos Funcionários
8. A Importância Do Coaching
9. Como Evitar a Falta De Interesse Dos Funcionários e a Moral Baixa
10. A Gestão De Remunerações
11. Objetivos Da Política De Remunerações
12. A Importância Da Administração Na Atribuição De Remunerações
13. Os Tipos De Remunerações
14. As Componentes Da Compensação
15. Os Benefícios / Requisitos Adicionais
16. O Sistema De Recompensas De Funcionários
17. As Recompensas e o Reconhecimento
18. O Pagamento Flexível
19. A Diversidade No Local De Trabalho
20. A Diversidade: Sensibilização Por Género
Gestão Estratégica de RH, Práticas e Gestão de Conflitos na Organização
1. Cultura Organizacional e Práticas De RH
2. Gestão Estratégica De Recursos Humanos
3. Desenvolvimento, Formação e Desempenho De Funcionários
4. Estilos De Gestão
5. A Resolução De Conflitos
6. Procedimentos Para a Resolução De Conflitos
7. A Gestão De Conflitos
8. Ações De Gestão Que Maximizam Os Conflitos
9. Ações De Gestão Que Minimizam Os Conflitos
10. Diferentes Métodos De Resolução De Conflitos
11. Soft Skills Para a Resolução De Conflitos
12. Etapas Na Gestão De Conflitos
13. A Gestão De Questões Éticas
14. Auditoria e Avaliação No Sistema De RH
15. O Processo De Auditoria De RH
16. Gestão Internacional De Recursos Humanos (GIRH)
17. GRH vs. GIRH
18. Definição e Importância Do eHRM
19. Tipos e Objetivos De eHRM
20. A Economia e Recursos Das PME’s
Mentoring: A Excelência na Performance dos Recursos Humanos
1. Mentoring – Introdução
2. O Mentoring Nas Empresas
3. Métodos e Abordagens De Mentoring
4. Mentoring De Sucesso Para Funcionários
5. Mentoring – Análise Reflexiva
6. Mentoring De Sucesso Para Administradores
7. Solução De Problemas Através Do Mentoring
8. Identificação De Áreas De Melhoria
9. Os Resultados Positivos Do Mentoring De Sucesso
10. Mentoring – Estabelecer Relacionamentos
11. Explorar a Dinâmica Mentor-Mentee
12. Desenvolvimento De Críticas Construtivas
13. Usar Histórias Como Uma Ferramenta Eficaz
14. A Propriedade Dos Problemas
15. O Que Os Mentores Devem Ter Em Mente
16. Mentoring – Atender Às Expectativas
17. Diretrizes Para Orientandos (Mentees)
18. Investimento Das Organizações Em Mentoring
19. Qualidades Vencedoras Em Um Mentor
20. Mentoring – Tomar Notas Escritas
DESTINATÁRIOS DO CURSO
Este curso é destinado aos profissionais e estudantes que actuam nas diversas áreas relacionadas, directa ou indirectamente, com o MBA (Master Business of Administration), ou a qualquer pessoa que tenha interesse em obter um aperfeiçoamento teórico, prático, técnico, profissional ou curricular sobre os temas abordados, assim como consolidar e/ou construir conhecimentos a partir dos conteúdos do Programa Curricular apresentado.
Destinado ainda a dirigentes, gestores, técnicos e demais profissionais que têm interesse em conhecer técnicas e ferramentas para melhorar o trabalho em equipa, adquirir capacidades de liderança, com o objectivo de aumentar a produtividade e o desempenho individual e do grupo de trabalho, tornar as actividades e relações profissionais mais harmoniosas e a comunicação mais eficaz, assim como, adquirir uma visão consistente das várias áreas do MBA (Master Business of Administration), e desenvolver estratégias para melhorar os seus negócios e tornar os seus produtos e/ou serviços mais competitivos procurando o aperfeiçoamento técnico e facilitador na gestão do relacionamento com o cliente e maximização de negócios.
O curso está igualmente disponível para frequência por profissionais provenientes de outras áreas de actuação, diferentes da área de formação do curso, com as devidas ressalvas para os conhecimentos básicos técnicos que se presumem pré-adquiridos.

SELO DE AUTENTICIDADE DIGITAL
O Selo de Autenticidade Digital atesta a validade do seu Certificado de Formação contra fraude e falsificação.
O Certificado de Formação ficará disponível para consulta on-line, no nosso site, pelas Entidades por si autorizadas.
Cada Certificado de Formação é emitido com um link e um Código QR único e pessoal para cada formando.
Se o Certificado de Formação não puder ser consultado online, então o mesmo não é original e, por conseguinte, não é válido.
O formando poderá efectuar o download do Certificado de Formação, disponível na sua área pessoal, em qualquer momento.
Os Certificados de Formação são emitidos (em PDF) no prazo máximo de 5 dias úteis, após a realização da avaliação do curso.
Os Certificados de Formação emitidos em formato papel (opcional) têm uma taxa adicional de 3€ por cada Certificado impresso.
Os Certificados de Formação são emitidos de acordo com o Modelo de Certificado estabelecido na Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho.

Os nossos cursos devem ser realizados através de um computador portátil ou de um computador fixo.
A plataforma disponibiliza recursos interativos que podem não funcionar corretamente em smartphones e/ou tablets.

METODOLOGIA
Os nossos cursos e-learning dispõem de uma metodologia de frequência e participação especificamente desenhada para um ensino-aprendizagem de rigor e qualidade. Os conteúdos foram desenvolvidos com um método pedagógico e instructional design que potencia a construção individual e colectiva do conhecimento, de forma a valorizar o que, actualmente, é mais portante para todos nós: o tempo!
Desta forma, o curso está estruturado para uma aprendizagem rápida, mas possível de ser frequentado ao próprio ritmo de cada formando, de forma eficiente e enriquecedora com conteúdos de aplicação prática no quotidiano.
O curso encontra-se estruturado por etapas sequenciais, que disponibilizam os conteúdos através de sessões de apresentações e e-books interactivos, passíveis de serem acedidas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como aos fins de semana e feriados, em função da disponibilidade e disposição do formando, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
Os conteúdos do curso são disponibilizados ao formando, na sua totalidade e no primeiro dia de formação, após realizar o login na Escola Virtual, e manter-se-ão disponíveis para consulta e participação até ao último dia de frequência de formação.
O acesso aos conteúdos do curso, e consequentemente às respectivas sessões, não apresenta um carácter vinculativo calendarizado. Não impomos uma obrigatoriedade horária de frequência das sessões do curso. A gestão do tempo na participação da acção de formação ficará ao critério de cada formando, permitindo assim, uma frequência ao ritmo desejado e dentro das possibilidades individuais de cada um.
A auto-aprendizagem individual é sustentada e incentivada para a construção do conhecimento pelo próprio formando, através das Conversas do curso e das pesquisas realizadas pelos Documentos e Webgrafia Complementar, com conteúdos nacionais e internacionais, relacionados com os temas abordados na formação.
Ao longo do curso atribuímos também uma importância bastante significativa a uma aprendizagem colaborativa virtual. Por esta razão, são disponibilizados vários Fóruns de Discussão para partilha de experiências, ideias e conceitos sobre os temas abordados no curso. De igual forma, é disponibilizado o acesso aos Grupos da Escola virtual, nas suas variadas áreas, permitindo a cada formando construir a sua rede de contactos profissionais, encontrar oportunidades e desenvolver conhecimento através da partilha mútua.
PRÉ-REQUISITOS
O principal pré-requisito para participar activamente em um curso e-learning é estar altamente motivado. A motivação é, inequivocamente, um factor fulcral e decisivo para um bom desempenho ao longo da frequência da acção de formação.
Se não estiver motivado, não se inscreva em um curso e-learning! Não irá resultar. A formação e-learning tem características únicas que “obriga” o formando a trabalhar para conseguir resultados. Sem a motivação necessária esses resultados não irão ser alcançados.
Apesar de estar no primeiro lugar do pódio, a motivação vem aliada à auto-aprendizagem individual e à aprendizagem colaborativa virtual. Por um lado, procura-se uma autonomia do formando na construção do seu próprio conhecimento, através de pesquisas, tendo por base os conteúdos disponibilizados. Por outro lado, a ênfase é atribuída à aprendizagem colaborativa, através dos debates temáticos propostos.
Estas três componentes associadas, com o objectivo comum final do sucesso, são os pré-requisitos fundamentais para a participação em um curso e-learning. Se reúne estas três virtudes, então está apto a participar em um curso e-learning. Chegou o momento de verificar se cumpre alguns pressupostos curriculares, logísticos e técnicos.
Todos os nossos cursos, independentemente da área de formação, são passíveis de frequência por todos os formandos, também eles, independentemente do seu background curricular e/ou académico. Por exemplo, um formando da área das Ciências Empresariais pode frequentar um curso da área das Ciências da Educação, e vice-versa. No entanto, é importante ressalvar e advertir os formandos que poderão existir termos, conceitos e conhecimentos, que são considerados como previamente adquiridos para uma boa compreensão dos conteúdos disponibilizados.
A nível técnico, é obrigatório cumprir com alguns requisitos do sistema, mas bastante simples. Os nossos cursos estão desenvolvidos para funcionarem em qualquer browser (mesmo com versões mais antigas) e, praticamente, em qualquer computador fixo, portátil, tablet ou smartphone. Porém, estão optimizados para uma frequência em ecrãs de computadores fixos e/ou portáteis. É extremamente desaconselhado o uso de tablets e/ou smartphones.
Por último, mas não menos importante, é necessário e imperativo que o dispositivo utilizado para a frequência do curso esteja equipado com acesso à internet, de preferência, com velocidade média/rápida. Para aceder aos conteúdos do curso será sempre necessário o formando estar online. Não é possível frequentar o curso em modo offline.

RECURSOS DISPONÍVEIS
Acesso a 1, 3 ou 5 cursos com apenas uma inscrição.
Curso desenvolvido e estruturado em etapas sequenciais.
Sessões de cada curso desenvolvidas com recurso a eBooks interactivos.
Disponibilização de Fóruns de Discussão e Grupos Virtuais.
Acesso ao Grupo de Dúvidas e Promoções exclusivas no Whatsapp.
Interacção grupal e colaborativa nas Conversas dos cursos.
Possibilidade de Avaliação dos Comentários dos colegas.
Disponibilização de Documentos e Vídeos Complementares.
Disponibilização de Glossário geral dos cursos de formação.
Disponibilização de Testes de Diagnóstico e Auto-Avaliação.
Avaliação dos cursos realizada através de um Exame Final.
Disponibilização de Bibliografia dos cursos de formação.
Disponibilização de Cadernos de Apontamentos para download.
Construção de Curriculum Vitae online público ou privado.
Plataforma apta para o desenvolvimento de Rede de Amigos.
Frequência dos cursos ao próprio ritmo de cada formando.
Cursos disponibilizados totalmente em regime de e-learning.
Sem existência de deslocações e/ou aulas presenciais.
Emissão de Certificado de Formação Digital, em formato PDF.