

MASTER BUSINESS OF ADMINISTRATION
MBA GESTÃO EMPRESARIAL
ÁREA DE FORMAÇÃO: MICRO MBA
CARGA HORÁRIA
360 Horas
DURAÇÃO DO CURSO
40 Dias
MODALIDADE
Formação eLearning
INÍCIO DO CURSO
24H Após Inscrição
COORDENADOR
Sérgio M. Gonçalves
PREÇO: 1 Curso: 22€ | 3 Cursos: 44€ | 5 Cursos: 66€
CURSO N.º 1

OBJECTIVOS DO CURSO
Preparar executivos de alto nível, profissionais e estudantes da área, e demais pessoas interessadas, para assumir responsabilidades crescentes, com elevado grau de decisão, os cursos online na área do MBA (Master Business of Administration) possibilitam o desenvolvimento da auto-confiança e permitem, assim, que novas formulações e estratégias sejam implementadas de forma eficiente e bem-sucedidas.
Proporcionar o conhecimento e habilidades para o desempenho das funções e técnicas pertinentes ao profissional da área do MBA (Master Business of Administration) através da compreensão adequada das organizações em Portugal e no contexto de competitividade internacional, desenvolvendo a capacidade de análise e visão estratégica, abrangendo a empresa e o seu ambiente externo.
Dar a conhecer os diferentes blocos comerciais e as mais recentes tendências económicas que deverão ser consideradas no planeamento estratégico de qualquer tipo de negócio, assim como, tomar conhecimento das origens e entender a natureza e razão de ser das principais ideias e conceitos vigentes nas organizações, com o intuito de desenvolver a capacidade de procura de novos conhecimentos e a capacidade criativa para aplicá-los em situações reais do ambiente de trabalho.
Desenvolver e melhorar a capacidade de análise crítica e formação de argumentos conceituais e práticos na gestão de pessoas e equipas, permitindo avaliar problemas de forma estratégica, facilitando a tomada de decisões e a implementação de acções, ao mesmo tempo que desenvolve o aperfeiçoamento de habilidades operacionais e estratégicas, de maneira ágil e integrada.
PROGRAMA CURRICULAR DO CURSO
Gestão Empresarial e Recursos Humanos
1. A Direção De Recursos Humanos
2. Objetivos Da Direção De Recursos Humanos
3. Atividades Da Direção De Recursos Humanos
4. O Planeamento De Recursos Humanos
5. O Recrutamento De Recursos Humanos
6. O Processo De Seleção De Recursos Humanos
7. Orientação E Formação De Recursos Humanos
8. A Avaliação Do Trabalho
9. A Remuneração Do Colaborador
10. A Remuneração Por Competências
11. A Remuneração Por Competências E A Motivação
12. A Liderança E Motivação Do Colaborador
13. A Gestão Do Conhecimento Nos Recursos Humanos
14. Programa De Educação Financeira Empresarial
15. Formação Financeira Para Os Colaboradores
16. Constituição De Ambientes De Alta Performance
17. A Gestão Salarial E As Expectativas Dos Colaboradores
18. A Gestão Salarial E As Necessidades Da Organização
19. Habilidades E Competências Na Organização
20. Multifuncionalidade Dos Colaboradores
Liderança E Gestão De Equipas De Alta Performance
1. O Conceito De Liderança
2. Habilidades De Liderança
3. O Conceito De Gestão
4. Liderança Versus Gestão
5. Teorias Sobre A Liderança
6. Liderança Autoritária
7. Liderança Democrática
8. Liderança Liberal
9. Liderança E Motivação
10. A Motivação Da Equipa
11. A Tomada De Decisões
12. O Processo Decisório
13. Formação E Flexibilidade Na Liderança
14. O Líder Emocional
15. O Líder Coach
16. Pilares De Sustentação Da Liderança
17. O Feedback Na Liderança
18. A Liderança E O Conflito Nas Equipes
19. Metas Organizacionais E Liderança
20. Liderança E Equipas De Alta Performance
Marketing, Promoção, Publicidade E Relações Públicas
1. O Conceito De Marketing
2. Marketing Estratégico E Operacional
3. Geração De Valor Para O Cliente
4. Marketing Versus Conceito De Venda
5. Os 4 P’s Do Marketing: Produto, Preço, Promoção E Praça
6. Elementos Do Ambiente De Marketing
7. O Planeamento Estratégico De Marketing
8. Critérios Para Planos De Marketing Eficazes
9. A Segmentação No Marketing
10. O Posicionamento De Mercado
11. Componentes Da Comunicação De Marketing
12. Etapas De Um Programa De Comunicação De Marketing
13. Atividades E Estratégias Promocionais
14. O Conceito De Publicidade
15. Publicidade Boca-A-Boca: Comunicação Eficaz
16. Estratégias Para Criação De Publicidade Memorável
17. Métodos E Formas De Publicitar
18. O Conceito De Relações Públicas
19. Os Objetivos Das Relações Públicas
20. RP: Política De Comunicação Organizacional
Comunicação, Gestão Do Consumidor E Processo De Compra
1. O Conceito De Comunicação
2. Leis E Axiomas Da Comunicação
3. Classificação Da Comunicação
4. Comunicação Social E Comunicação Comercial
5. Elementos Que Intervêm No Processo De Comunicação
6. Formulação Da Mensagem No Processo De Comunicação
7. Feedback Da Mensagem E Atenção Ao Cliente
8. O Conceito De Consumidor
9. Os Tipos De Consumidor
10. Grupo Alvo E Segmentação De Consumidores
11. Variáveis Psicográficas No Comportamento De Compra
12. As Motivações No Processo De Compra
13. Etapas Do Processo De Compra
14. Grau De Satisfação Do Cliente
15. Tipos E Classificação Da Compra
16. Processo De Decisão Da Compra
17. Motivos De Compra Dos Consumidores
18. Classificação Dos Motivos De Compra
19. As Necessidades Do Consumidor
20. Processo De Acompanhamento Do Consumidor
Gestão De Produtos, Marcas E Estratégias De Fixação De Preços
1. O Conceito De Produto E Classes De Bens
2. Diferenciação Do Produto: Caraterísticas Tangíveis
3. Serviços Relacionados E Elementos Intangíveis
4. O Conceito De Serviço E Atenção Ao Cliente
5. O Conceito De Embalagem
6. As Funções Da Embalagem
7. Tipos De Produtos
8. As Classes De Produtos
9. O Ciclo De Vida Dos Produtos
10. Qualidade, Marcas E Preços Dos Produtos
11. Tipos De Marcas Dos Produtos
12. Estratégias De Marcas De Fabricantes
13. O Fator Preço Dos Produtos
14. Diferenciação E Preço De Mercado
15. O Sistema De Preços
16. Métodos De Fixação De Preços
17. Gestão E Atribuição De Preços Psicológicos
18. Fatores Estratégicos Para Estabelecer Preços
19. Conceitos E Estratégias Da Linha E Gama De Produtos
20. Desenho Da Gama De Produtos
Gestão E Técnicas De Merchandising No Ponto De Venda
1. O Conceito De Merchandising
2. Merchandising De Ponto De Venda E De Marca
3. Técnicas De Exposição, Promoção E Merchandising
4. Planeamento De Uma Campanha De Merchandising
5. O Espaço E O Desenho De Um Estabelecimento
6. Zonas De Aplicação De Merchandising
7. O Mobiliário De Merchandising
8. Índice De Circulação Do Ponto De Venda
9. Itinerário Dos Consumidores No Interior Da Loja
10. O Tempo De Permanência No Interior Da Loja
11. A Disposição De Produtos Na Loja
12. Apresentação De Produtos No Linear
13. Tipos De Níveis No Linear
14. Pontos Frios E Pontos Quentes Dentro Da Loja
15. Animação Do Ponto De Venda
16. Objetivos Da Animação Do Ponto De Venda
17. Meios E Técnicas De Animação Do Ponto De Venda
18. As Cores No Ambiente Do Ponto De Venda
19. O Significado Das Cores No Merchandising
20. Publicidade Nas Técnicas De Merchandising
Logística Integrada E Estratégias De Serviço Ao Cliente
1. O Conceito De Logística
2. A Logística Integrada Na Organização
3. Gestão Da Cadeia De Abastecimento
4. Logística E Serviços De Valor Agregado Para O Cliente
5. O Conceito De Serviço Ao Cliente
6. Como Agregar Valor Aos Produtos Da Empresa
7. Política De Atendimento Ao Cliente E Logística
8. O Posicionamento Logístico
9. A Localização Dos Stocks Na Rede De Instalações
10. A Centralização De Stocks
11. A Descentralização De Stocks
12. A Consolidação Do Transporte
13. Rentabilidade De Clientes E Nível De Serviço
14. Contabilidade Tradicional Versus Custos Logísticos
15. Análise De Rentabilidade De Clientes
16. Custos De Servir O Cliente
17. Elementos De Serviço Ao Cliente: Pré-Compra
18. Elementos De Serviço Ao Cliente: Compra
19. Elementos De Serviço Ao Cliente: Pós-Compra
20. Modelos De Relacionamento Com O Cliente
Coaching, Mentoring E Estratégias De Formação De Recursos Humanos
1. Base Condicionada De Comportamento
2. Desenvolvimento Comportamental
3. Coaching Na Realização Pessoal
4. Os Objetivos Do Coaching
5. Tipos De Coaching
6. Modelos De Coaching
7. O Conceito De Mentoring
8. Mentoring E Relacionamento Interpessoal
9. O Papel Da Liderança E O Mentoring
10. Mentoring Versus Coaching – O Que Existe Em Comum?
11. Programas De Mentoring E Coaching Nas Empresas
12. Gestão E Capacitação Interna De Recursos Humanos
13. Os Cursos In-Company (Formação Interna)
14. O Processo Organizacional Da Formação E Custos
15. Gestão Do Conhecimento E Mapeamento De Competências
16. O Capital Intelectual Nas Organizações
17. Desenvolvimento De Competência Na Empresa
18. Desenvolvimento Do Comprometimento Do Funcionário
19. Desenvolvimento Da Inteligência Emocional
20. Avaliação Da Formação De Funcionários
Gestão De Contratos, Compras, Negociação E Seleção De Fornecedores
1. A Gestão De Contratos (Delegação De Atividades)
2. Elaboração De Contratos
3. Estrutura E Itens Específicos De Um Contrato
4. Compras Como Processo Integrado
5. Estrutura Da Organização De Compras
6. O Processo De Compra Do Consumidor
7. Negociação E Decisão Da Compra
8. Atributos De Decisão
9. Negociação Integrativa Ou Colaborativa
10. A Tomada De Decisão E Os Negociadores
11. Avaliação E Seleção De Fornecedores
12. Critérios De Avaliação De Fornecedores
13. As Relações De Comakership – Parcerias Mútuas
14. A Importância Da Logística No Processo De Compras
15. Gestão Da Cadeia De Abastecimento
16. Meios E Técnicas De Aquisição – eCommerce
17. Os Desafios Do eCommerce
18. Modelo Logístico De Atendimento De Pedidos
19. Compras E Implementação De eProcurement
20. A Gestão E Os Desafios Do eProcurement
DESTINATÁRIOS DO CURSO
Este curso é destinado aos profissionais e estudantes que actuam nas diversas áreas relacionadas, directa ou indirectamente, com o MBA (Master Business of Administration), ou a qualquer pessoa que tenha interesse em obter um aperfeiçoamento teórico, prático, técnico, profissional ou curricular sobre os temas abordados, assim como consolidar e/ou construir conhecimentos a partir dos conteúdos do Programa Curricular apresentado.
Destinado ainda a dirigentes, gestores, técnicos e demais profissionais que têm interesse em conhecer técnicas e ferramentas para melhorar o trabalho em equipa, adquirir capacidades de liderança, com o objectivo de aumentar a produtividade e o desempenho individual e do grupo de trabalho, tornar as actividades e relações profissionais mais harmoniosas e a comunicação mais eficaz, assim como, adquirir uma visão consistente das várias áreas do MBA (Master Business of Administration), e desenvolver estratégias para melhorar os seus negócios e tornar os seus produtos e/ou serviços mais competitivos procurando o aperfeiçoamento técnico e facilitador na gestão do relacionamento com o cliente e maximização de negócios.
O curso está igualmente disponível para frequência por profissionais provenientes de outras áreas de actuação, diferentes da área de formação do curso, com as devidas ressalvas para os conhecimentos básicos técnicos que se presumem pré-adquiridos.

SELO DE AUTENTICIDADE DIGITAL
O Selo de Autenticidade Digital atesta a validade do seu Certificado de Formação contra fraude e falsificação.
O Certificado de Formação ficará disponível para consulta on-line, no nosso site, pelas Entidades por si autorizadas.
Cada Certificado de Formação é emitido com um link e um Código QR único e pessoal para cada formando.
Se o Certificado de Formação não puder ser consultado online, então o mesmo não é original e, por conseguinte, não é válido.
O formando poderá efectuar o download do Certificado de Formação, disponível na sua área pessoal, em qualquer momento.
Os Certificados de Formação são emitidos (em PDF) no prazo máximo de 5 dias úteis, após a realização da avaliação do curso.
Os Certificados de Formação emitidos em formato papel (opcional) têm uma taxa adicional de 3€ por cada Certificado impresso.
Os Certificados de Formação são emitidos de acordo com o Modelo de Certificado estabelecido na Portaria n.º 474/2010, de 8 de Julho.

Os nossos cursos devem ser realizados através de um computador portátil ou de um computador fixo.
A plataforma disponibiliza recursos interativos que podem não funcionar corretamente em smartphones e/ou tablets.

METODOLOGIA
Os nossos cursos e-learning dispõem de uma metodologia de frequência e participação especificamente desenhada para um ensino-aprendizagem de rigor e qualidade. Os conteúdos foram desenvolvidos com um método pedagógico e instructional design que potencia a construção individual e colectiva do conhecimento, de forma a valorizar o que, actualmente, é mais portante para todos nós: o tempo!
Desta forma, o curso está estruturado para uma aprendizagem rápida, mas possível de ser frequentado ao próprio ritmo de cada formando, de forma eficiente e enriquecedora com conteúdos de aplicação prática no quotidiano.
O curso encontra-se estruturado por etapas sequenciais, que disponibilizam os conteúdos através de sessões de apresentações e e-books interactivos, passíveis de serem acedidas a qualquer hora do dia ou da noite, bem como aos fins de semana e feriados, em função da disponibilidade e disposição do formando, tendo apenas a restrição de ter de terminar o curso até ao último dia de formação.
Os conteúdos do curso são disponibilizados ao formando, na sua totalidade e no primeiro dia de formação, após realizar o login na Escola Virtual, e manter-se-ão disponíveis para consulta e participação até ao último dia de frequência de formação.
O acesso aos conteúdos do curso, e consequentemente às respectivas sessões, não apresenta um carácter vinculativo calendarizado. Não impomos uma obrigatoriedade horária de frequência das sessões do curso. A gestão do tempo na participação da acção de formação ficará ao critério de cada formando, permitindo assim, uma frequência ao ritmo desejado e dentro das possibilidades individuais de cada um.
A auto-aprendizagem individual é sustentada e incentivada para a construção do conhecimento pelo próprio formando, através das Conversas do curso e das pesquisas realizadas pelos Documentos e Webgrafia Complementar, com conteúdos nacionais e internacionais, relacionados com os temas abordados na formação.
Ao longo do curso atribuímos também uma importância bastante significativa a uma aprendizagem colaborativa virtual. Por esta razão, são disponibilizados vários Fóruns de Discussão para partilha de experiências, ideias e conceitos sobre os temas abordados no curso. De igual forma, é disponibilizado o acesso aos Grupos da Escola virtual, nas suas variadas áreas, permitindo a cada formando construir a sua rede de contactos profissionais, encontrar oportunidades e desenvolver conhecimento através da partilha mútua.
PRÉ-REQUISITOS
O principal pré-requisito para participar activamente em um curso e-learning é estar altamente motivado. A motivação é, inequivocamente, um factor fulcral e decisivo para um bom desempenho ao longo da frequência da acção de formação.
Se não estiver motivado, não se inscreva em um curso e-learning! Não irá resultar. A formação e-learning tem características únicas que “obriga” o formando a trabalhar para conseguir resultados. Sem a motivação necessária esses resultados não irão ser alcançados.
Apesar de estar no primeiro lugar do pódio, a motivação vem aliada à auto-aprendizagem individual e à aprendizagem colaborativa virtual. Por um lado, procura-se uma autonomia do formando na construção do seu próprio conhecimento, através de pesquisas, tendo por base os conteúdos disponibilizados. Por outro lado, a ênfase é atribuída à aprendizagem colaborativa, através dos debates temáticos propostos.
Estas três componentes associadas, com o objectivo comum final do sucesso, são os pré-requisitos fundamentais para a participação em um curso e-learning. Se reúne estas três virtudes, então está apto a participar em um curso e-learning. Chegou o momento de verificar se cumpre alguns pressupostos curriculares, logísticos e técnicos.
Todos os nossos cursos, independentemente da área de formação, são passíveis de frequência por todos os formandos, também eles, independentemente do seu background curricular e/ou académico. Por exemplo, um formando da área das Ciências Empresariais pode frequentar um curso da área das Ciências da Educação, e vice-versa. No entanto, é importante ressalvar e advertir os formandos que poderão existir termos, conceitos e conhecimentos, que são considerados como previamente adquiridos para uma boa compreensão dos conteúdos disponibilizados.
A nível técnico, é obrigatório cumprir com alguns requisitos do sistema, mas bastante simples. Os nossos cursos estão desenvolvidos para funcionarem em qualquer browser (mesmo com versões mais antigas) e, praticamente, em qualquer computador fixo, portátil, tablet ou smartphone. Porém, estão optimizados para uma frequência em ecrãs de computadores fixos e/ou portáteis. É extremamente desaconselhado o uso de tablets e/ou smartphones.
Por último, mas não menos importante, é necessário e imperativo que o dispositivo utilizado para a frequência do curso esteja equipado com acesso à internet, de preferência, com velocidade média/rápida. Para aceder aos conteúdos do curso será sempre necessário o formando estar online. Não é possível frequentar o curso em modo offline.

RECURSOS DISPONÍVEIS
Acesso a 1, 3 ou 5 cursos com apenas uma inscrição.
Curso desenvolvido e estruturado em etapas sequenciais.
Sessões de cada curso desenvolvidas com recurso a eBooks interactivos.
Disponibilização de Fóruns de Discussão e Grupos Virtuais.
Acesso ao Grupo de Dúvidas e Promoções exclusivas no Whatsapp.
Interacção grupal e colaborativa nas Conversas dos cursos.
Possibilidade de Avaliação dos Comentários dos colegas.
Disponibilização de Documentos e Vídeos Complementares.
Disponibilização de Glossário geral dos cursos de formação.
Disponibilização de Testes de Diagnóstico e Auto-Avaliação.
Avaliação dos cursos realizada através de um Exame Final.
Disponibilização de Bibliografia dos cursos de formação.
Disponibilização de Cadernos de Apontamentos para download.
Construção de Curriculum Vitae online público ou privado.
Plataforma apta para o desenvolvimento de Rede de Amigos.
Frequência dos cursos ao próprio ritmo de cada formando.
Cursos disponibilizados totalmente em regime de e-learning.
Sem existência de deslocações e/ou aulas presenciais.
Emissão de Certificado de Formação Digital, em formato PDF.